sábado, 27 de Abril de 2024  13:03
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-07-2005

PSD apresenta Mário João para mudar Oliveira do Bairro


Oliveira do Bairro

Mário João Oliveira, de 43 anos, natural de Águas Boas, é o candidato do PSD à presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro. Sob o lema “A Mudança”, e com uma orientação estratégica voltada para o futuro, o candidato foi apresentado, na última segunda-feira, no Hotel Paraíso, por Marques Mendes, presidente do PSD.

Prioridades

Mário João começou por afirmar que as prioridades da candidatura passam por uma visão integrada do concelho, onde o desenvolvimento sustentável, as questões sociais, educação e a cultura serão os alicerces fundamentais de uma gestão que se pretende voltada para o futuro.

Mário João afirmou que “o PSD está mobilizado e unido com o objectivo de ganhar as próximas eleições autárquicas”.

Disse que aceitou o cargo de consciência tranquila e com a convicção de poder servir a população do concelho, “respondendo aos seus anseios com uma política marcada pela seriedade, competência, capacidade de gestão, rigor e por uma saudável ambição de dar aos concidadãos uma melhor qualidade de vida”.

Garantiu que não é um homem de caprichos pessoais e assume, com gosto, o trabalho em equipa, e por isso, estar certo que “a partir dos autarcas eleitos pelo PSD nas juntas de freguesia, na Assembleia Municipal e na vereação, se formará uma verdadeira cadeia de união, capaz de dar ao concelho uma estratégia com principio, meio e fim”.

“Uma sociedade mais evoluída e humanista”

O candidato, dirigindo o seu discurso para os jovens, disse que “são naturalmente a esperança do concelho, e podemos dizer com satisfação, que num mundo cada vez mais perigoso como é o de hoje, os nossos jovens são, na sua maioria, um capital de bons sentimentos e de generosidade, um capital de conhecimento, de energia e de vontade, que podem e devem ser canalizados para a construção de uma sociedade mais evoluída e humanista”.

“Aos jovens aqui presentes, ao sermos eleitos, governaremos o município com o pensamento em criar condições para garantir a sua aprendizagem e formação, o acesso ao trabalho, após a conclusão dos estudos e porque não dizê-lo o seu direito ao lazer e diversão”.

Mário João explicou que com o PSD à frente dos destinos da câmara, “as questões sociais ganharão maior atenção, num quadro de parcerias com associações de solidariedade e apoio social que têm conhecimento da realidade e experiência que devem ser aproveitadas e valorizadas”.

Relativamente às questões de segurança, e porque o candidato afirma que, apesar de saber que Oliveira do Bairro não é um concelho dos mais problemáticos, terá “um dialogo exigente e permanente com as autoridades, prevenindo e agindo sempre com firmeza”.

Qualidade de vida

Prometeu defender a qualidade de vida dos cidadãos, o que passa pela qualidade de gestão, salientando que “na esfera municipal ainda há muitos actos de gestão que induzem situações de pouca ou nenhuma qualidade. O nosso urbanismo é exemplo disso, por isso, é preciso repensar a gestão urbanística, melhorar a qualidade dos planos de pormenor, evitar densidades muito elevadas de construção e privilegiar a manutenção dos espaços verdes”.

Mário João é da opinião de que a qualidade “evidencia-se nos pormenores, nos arruamentos inacabados, nos caminhos rurais pouco cuidados, nas zonas industriais, na envolvente das novas urbanizações temos que dar mais atenção aos arranjos paisagísticos, temos que nos preocupar com as devidas infra-estruturas, temos que melhorar o nosso trabalho de planeamento urbanístico”.

Já na questão das acessibilidades, Mário João - apesar de encontrar uma câmara nos limites da sua capacidade de endividamento - defendeu a modernização da rede viária do concelho, “construindo alternativas para que o tráfego entre as freguesias ou em direcção a concelhos vizinhos não continue a passar pelo centro das localidades com os inconvenientes facilmente identificados”.

Requalificação de escolas

O candidato sublinhou ainda que a política do PSD passará ainda pelo apoio à agricultura, indústria, comércio que são as principais actividades económicas do concelho, “atraindo empresas de serviços que contribuam para o reforço da sua competitividade”.

Já no âmbito das competências da câmara, ganha especial relevância a requalificação de algumas escolas primárias, que “em certas dependências permanecem imutáveis, há dezenas de anos. A outro nível, o desenvolvimento do ensino técnico profissional no concelho será uma das oportunidades a que estaremos atentos”, explica Mário João.

O candidato referiu-se ainda à importância de salientar a diversidade e a riqueza do tecido associativo. Por isso, “compete à câmara apoiar com critérios objectivos e transparentes a actividade das associações, fugindo à tentação de fazer política com os subsídios que concede”.

“Acreditamos que vamos ganhar”

Cristóvão Baptista, da JSD de Oliveira do Bairro, referiu-se “à sala cheia de pessoas com uma enorme vontade de mudar”, sublinhando que “temos sido deprimidos, hostilizados, mas acreditamos que vamos ganhar”.

Relativamente ao candidato, Cristóvão caracterizou-o como um “líder de sensibilidades, uma pessoa que sabe gerir e que traz uma mensagem de esperança”.

Cristóvão Baptista disse ainda que o PSD tudo fará, de dia e de noite, de porta em porta, para vencer, porque em “Oliveira do Bairro os homens do PSD têm valor”. Aliás, Laura Pires, presidente da concelhia local, explicou que “o PSD orgulha-se de ter pessoas de tanta qualidade e de valor o que dará um futuro a Oliveira do Bairro”.

Por último, Marques Mendes, que dirigiu a totalidade da sua intervenção para o candidato, sublinhou que a saída de Acílio Gala “representa um ciclo que se fecha. Agora abre-se uma nova etapa, uma nova era. O PSD tem uma grande oportunidade, uma lufada de ar fresco, o que é bom para os munícipes”.

De Mário João, Marques Mendes sublinhou ser um empresário com uma carreira profissional de sucesso que a vai suspender em prol do concelho de Oliveira do Bairro. “Vai perder dinheiro, tempo para a família e fá-lo com a vontade de servir a sua terra”.

Pedro Fontes da Costa

pedro@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®